Conheça os tipos de vidros e suas principais características.
MONOLÍTICO:
É uma chapa única de vidro comum, incolor ou colorido, que pode receber diferentes tipos de beneficiamento - como processamento em forno de têmpera, revestimento e serigrafia - para ampla aplicação na construção civil.
VIDROS PLANOS:
VIDRO FLOAT
O vidro float é um vidro plano transparente, incolor ou colorido, com espessura uniforme e massa homogênea. É o vidro ideal para aplicações que exijam perfeita visibilidade, pois não apresenta distorção óptica, e possui alta transmissão de luz. Constitui a matéria-prima para processamento de todos os demais vidros planos, sendo aplicado nos mais diferentes segmentos, podendo ser laminados, temperados, curvos, serigrafados e usados em duplo envidraçamento.

Aplicações: Utilizado na indústria automobilística, eletrodomésticos, construção civil, móveis e decoração.
VIDRO IMPRESSO
O Vidro Impresso é um vidro plano (translúcido, incolor ou colorido) difusor de luz que distorce levemente a imagem, pois tem uma das suas faces impressa por um cilindro, garantindo privacidade aos ambientes sem que haja perda de luminosidade. É um vidro produzido com grande variedade de padrões, texturas, espessuras e cores, proporcionando um efeito decorativo.

Aplicações:
Boxes de banheiro, divisórias, móveis, esquadrias, entre outras aplicações.
VIDROS DE SEGURANÇA:
VIDRO LAMINADO
 
É um vidro de segurança que mantém em conjunto os estilhaços quando quebrado.  Composto por duas ou mais placas de vidro intercaladas e unidas por uma ou mais camadas intermediárias de uma película plástica de grande resistência (PVB - Polivinil Butiral) ou resina.
É considerado vidro de segurança - segundo a NBR 7199 - pois, em caso de quebra, os fragmentos de vidro ficam presos na película, evitando ferimentos.
Agrega benefícios, deixando o ambiente mais silencioso, pois reduz a entrada de ruídos externos e permite inúmeras combinações entre diferentes tipos de vidros, com grande variedade de cores Barra quase 100% dos raios UV, o que evita o desbotamento e o envelhecimento precoce dos móveis;

Aplicações:
Coberturas, fachadas, sacadas, guarda-corpos, portas e janelas, divisórias, vitrines, pisos e muito mais.
VIDRO TEMPERADO

O tratamento térmico de têmpera, consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico) para ser resfriado bruscamente. Considerado de segurança - dependendo do uso - o vidro temperado passa a ser mais resistente à flexão. Em caso de quebra, fragmenta-se sem pedaços pequenos, pouco cortantes, podendo ser removidos com maior facilidade e segurança.
Com esse tratamento térmico, passa a suportar diferenças de temperaturas de até 200ºC cinco vezes mais resistentes a choques térmicos do que um vidro comum - o que o caracteriza como um vidro mais resistente. Por ser mais resistente, pode ser utilizado em aplicações estruturais autoportantes sem a necessidade de caixilhos.

Aplicações:
Box, portas e janelas, vitrines, fachadas, divisórias e decoração.
VIDRO LAMINADO TEMPERADO
O processo de laminação de duas ou mais chapas de vidros temperados permite a criação de um vidro extremamente resistente e eficiente ao combinar as características de ambos.

Aplicações: Coberturas, pisos, guarda-corpos, obras que utilizam o sistema de fixação autoportante, ancoragem com ferragens, também conhecido como Spider ou Aranha.
VIDROS ESPECIAIS

Com avanço tecnológico na criação de micro camadas surgiram inúmeros tipos de vidros especiais. Na realidade, esses vidros possuem camadas de dimensões microscópicas de diversos tipos de materiais diferentes, que oferecem diversas características diferenciadas ao vidro.
VIDRO DE PROTEÇÃO SOLAR

Desenvolvido com tecnologia que garante o controle eficiente da intensidade de luz e do calor transmitidos para os ambientes internos, os vidros refletivos, chamados popularmente de “espelhados”, são grandes aliados do conforto ambiental e da eficiência energética nas edificações.
A transformação do vidro float em refletivo consiste na aplicação de uma camada metalizada numa de suas faces, feita pelos processos pirolítico (a camada metalizada é pulverizada com óxidos metálicos durante a fabricação do float e reagem por análise ou decomposição que ocorre pela ação de altas temperaturas) ou de câmara a vácuo (a deposição de átomos de metal é fixada sobre a superfície do vidro ao passar por uma câmara mantida a vácuo).

As vantagens são muitas: desempenho diferenciado para controle solar em relação à transmissão e à reflexão de luz e calor, além de baixos coeficientes de sombreamento; redução em até 80% da passagem de calor por radiação solar para o interior do ambiente, garantindo, assim, excelente isolamento térmico; barreira contra os raios ultravioleta (UV) - quando laminado - economia de consumo de energia elétrica pela diminuição do uso do ar condicionado, consequência do controle térmico que o vidro proporciona; controle da luminosidade incidente no vidro; sensação de conforto ao usuário e racionalização no uso da luz elétrica.

Aplicações: Fachadas de edifícios residenciais e comerciais, coberturas, portas, janelas, sacadas de edifícios e casas.
VIDRO AUTOLIMPANTE
Produzidos a partir de um vidro float que recebe uma camada ainda no seu processo de fabricação. Essa camada aproveita a força dos raios UV (Ultravioleta) e da água da chuva para combater a sujeira e os resíduos que se acumulam no exterior e desta forma, mantém a superfície do vidro limpa.
Esse processo possui um caráter sustentável extremamente forte pois, além de reduzir o consumo de água - uma vez que sua limpeza é menos frequente e utiliza a própria água da chuva para isso - reduz o consumo de detergentes que, em muitos casos, afetam o eco sistema.
O vidro autolimpante é visualmente idêntico aos vidros normais, garantindo uma visão nítida em todas as situações, mesmo em dias de chuva. A camada autolimpante é integrada ao próprio vidro e por isso tem um alto nível de durabilidade, não se desgastando ao longo do tempo.

Aplicações:
Deve ser aplicado sempre na parte externa das edificações como fachadas, coberturas, janelas, portas, sacadas e outros e em áreas altamente poluídas.
VIDRO COLORIDO
VIDRO PINTADO
Produzido a partir de um vidro float, recebe na linha de produção uma pintura especial, o que lhe confere, além do acabamento colorido e de alto brilho, maior resistência quando temperado ou segurança no laminado.

Aplicações:
Linha moveleira, residências, escritórios, hotéis, lojas.

Também é possível a aplicação de pintura a frio em vidros (float, impressos, extra clear, laminados ou temperados). Não é possível a tempera de um vidro pintado a frio, pois a tinta não suporta a temperatura de 650ºC dentro do forno de têmpera. Uma das vantagens do vidro pintado a frio é a economia, pois o material é cortado na medida exata e pintado depois, sem desperdício de vidro ou de tinta,
Além disso, o processo oferece inúmeras cores.

Aplicações:
Recomendada para ambientes internos, como revestimento e móveis.
VIDRO SERIGRAFADO
No processo de serigrafia do vidro é feita a aplicação de uma tinta vitrificante (esmalte cerâmico) no vidro comum, incolor ou colorido na massa. Em seguida esse vidro passa por um forno de têmpera onde os pigmentos cerâmicos passam a fazer parte dele. Ao final do processo, obtém-se um vidro temperado com textura extremamente resistente, inclusive ao atrito com metais pontiagudos.

Aplicações:
Linha moveleira, residências, escritórios, hotéis, lojas.
VIDRO COM APLICAÇÃO DE PELÍCULA

As películas decorativas transformam vidros transparentes em vidros decorados coloridos, opacos, foscos ou personalizados - conforme a película a ser aplicada - proporcionando design, conforto e privacidade parcial ou total, mantendo a luminosidade natural do ambiente ou bloqueando toda a incidência de luz.

Aplicações:
Linha moveleira, residências, escritórios, hotéis, lojas.
VIDRO EXTRA CLEAR

É um vidro extremamente transparente, sem o tom esverdeado comum nos vidros incolores. Isso ocorre porque em sua composição há uma concentração menos de óxido de ferro.
Produto versátil, pode ser combinado com qualquer tipo de vidro e facilmente transformável, aceitando a laminação com PVB, EVA ou resina, podendo ser utilizado como vidro monolítico, laminado, temperado, curvo e duplo.

Aplicações:
Utilizado na construção civil, decoração e eletrodoméstico.
ESPELHO
Espelhos são produzidos a partir de um vidro float que recebe uma camada a base de prata. Em seguida essa camada é protegida por camadas de tinta.
Muito utilizado por arquitetos e decoradores para ampliar ambientes e proporcionar maior aproveitamento da luz natural, os espelhos são peças essenciais e magníficas para a decoração de ambientes.

Aplicações:
Utilizado na construção civil, movelaria, decoração e eletrodoméstico.
VIDRO ACIDADO
São vidros tratados com ácido de forma a deixar sua aparência fosqueada e esbranquiçada.
Oferece diversas opções estéticas para arquitetos e decoradores, pois combinam a leveza do vidro com a sutileza da translucidez, dando um toque de nobreza ao design de móveis e à decoração dos mais diversos ambientes.

Aplicações:
Utilizado na construção civil, decoração e eletrodoméstico, hospitais.

 
marcetex@marcetex.com.br
 
 
 
 
 
Estrada Ernestina Vieira, 345
Jd Planalto - Carapicuíba - SP
 
11 4189 8282
Copyright © Marcetex 2017