PROMOVENDO SUSTENTABILIDADE
Garantir a qualidade no ambiente de trabalho tornou-se algo muito importante na estratégia empresarial. Com o mundo precisando cada vez mais de novos modelos econômicos-socioambientais, é importante a implementação de ações relevantes para o desenvolvimento sustentável nas indústrias e produtos.

A sustentabilidade dentro dos escritórios, além da promoção de um espaço agradável para os colaboradores, tem sido frequentemente usada nas táticas de progresso nos negócios.

É sabido que é no espaço de trabalho que as pessoas passam cerca de 90% do seu tempo e é onde as alterações mais assertivas fazem com que esse tempo se torne mais agradável - consequentemente, mais produtivo.

Uma das formas de garantir a excelência e a qualidade nos projetos de escritórios é a concepção de ambientes mais arrojados e arejados, com designs que permitam um fluxo simples e adequado, através da utilização de divisórias e produtos de marcenaria sustentáveis.

Seguindo a linha de sua visão estratégica, desde 1983, a Marcetex é exemplo de excelência em soluções para ambientes corporativos, na fabricação de divisórias industrializadas de alto padrão e marcenarias especiais, apresentando soluções customizadas para cada tipo de ambiente.

Objetivando a ampliação de nossa participação no mercado e motivados pela estratégia de nos reorientarmos para novos escopos, direcionamos nosso foco para as questões pertinentes à sustentabilidade.

O crescimento da construção sustentável no país também contribuiu para que a Marcetex despontasse de forma diferenciada no mercado de divisórias e marcenaria, atuando no segmento de ambientes corporativos, hospitais, centros industriais, galpões e comércio.

A sustentabilidade já está presente na empresa desde o processo de comercialização até o produto final - passando pela instalação fabril, localizada em Carapicuíba, São Paulo - e a instalação e montagem nos clientes. Robusta, a estrutura conta com maquinários de última geração, que contribui significativamente para confecção sob medida dos produtos, evitando desperdícios.

Além disso, conta uma equipe altamente qualificada que atua com total comprometimento desde o projeto à conclusão da obra, proporcionando bem-estar e confiança a seus clientes.

“Existe aqui um comprometimento desde o funcionário responsável pela limpeza até a diretoria. Sabemos da importância da excelência dos processos e trabalhamos para chegar a isso. A questão da sustentabilidade vai se tornando uma rotina, um hábito dentro da nossa empresa de forma integrada. O mercado começa a fazer exigências e a empresa começa a se adaptar aos critérios de sustentabilidade nos processos”
POLÍTICA DE
SUSTENTABILIADE
Por meio de sua Política de Sustentabilidade, a Marcetex põe em prática o compromisso com o desenvolvimento sustentável em suas operações para todas as atividades em que atua. Para a Marcetex, a sustentabilidade se baseia em três pilares:
     ADEQUAÇÃO AMBIENTAL

A preocupação com os recursos naturais e o respeito ao meio ambiente conduzem nossas políticas e ações, as quais, objetivando a redução do impacto a ser causado ao meio ambiente, buscam soluções e métodos, eficiência energética e correta especificação dos materiais e processos, valorizando a cadeia produtiva.
       BENEFÍCIOS SOCIAIS

Ainda que de maneira tímida - se comparado ao potencial de ações sociais possíveis - a atuação da Marcetex é focada em sua comunidade mais próxima, incentivando o bem-estar e a qualidade de vida com o desenvolvimento e crescimento de seus funcionários e familiares, utilizando, preferencialmente e sempre que possível, fornecedores e mão de obra local.
   VIABILIDADE ECONÔMICA

Regulamentação e governança, objetivadas pela viabilidade econômico-financeira, orientam as participações e fornecimentos, onde critérios de transparência, garantia da rastreabilidade e veracidade das informações devem ser atendidas por todos os fornecedores, os quais são constantemente qualificados, auditados e avaliados sob critérios associados a extração das matérias primas, ao conteúdo que representa a composição final do material, ao descarte de resíduos, entre outros - o que culmina na oferta de uma excelente relação de custo / benefício para nossos produtos.
GANHOS COM A
SUSTENTABILIADE
Os anseios da Marcetex em se diferenciar no mercado ao converter-se em uma empresa efetivamente responsável ambientalmente inspiram nossa Política de Sustentabilidade, estabelecendo compromissos que impliquem em ganhos reais:
GANHOS ECONÔMICOS

Redução de custos de água e energia
Redução de custos operacionais
Diminuição os riscos regulatórios
Valorização da marca
Valorização do produto
Competição verde
Liderança
SUSTENTABILIADE DE DENTRO PARA FORA
GANHOS AMBIENTAIS

Uso racional dos recursos naturais
Descarte adequado de resíduos
Cuidados para reduzir e/ou mitigar impactos ao meio ambiente e vizinhança da indústria;
Minimização do impacto em relação a emissão de CO2e na atmosfera e preservando o efeito estufa;
Associação dos objetivos de negócios às questões de responsabilidade socioambiental.
Buscar ir além do cumprimento da legislação ambiental local e outros requisitos aplicáveis aos seus processos, produtos e serviços.
Promover a melhoria ambiental contínua e o desenvolvimento sustentável, aplicando os princípios do gerenciamento, indicadores de desempenho e avaliações de risco ambiental.

GANHOS SOCIAIS

Conscientização dos colaboradores quanto a educação ambiental;
Estímulo a políticas de fomento a sustentabilidade;
Melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores;
Demonstrar responsabilidade social procurando atender às expectativas das comunidades onde atua e promover o uso responsável dos recursos naturais.
Investir na formação de parceiros, que devem entender os conceitos empregados apresentando sua visão do processo.
Manter uma postura ética e transparente em todas as atividades e relacionamentos de negócios.
Gerar valores, empregos, renda e riquezas para as comunidades.
GANHOS COM QUALIDADE DE VIDA, CONFORTO E SAÚDE

Incentivo a não utilização de materiais e produtos que prejudiquem a saúde dos colaboradores e usuários finais (COV, metais pesados, amianto, ureia-formaldeído, entre outros)
Aumento da satisfação e bem-estar dos usuários.
Contribuir para o desenvolvimento da cidadania por meio de ações de valorização da educação e do conhecimento.
MATERIAIS
FATORES AMBIENTAIS
Sempre atenta à gestão de nossa cadeia de suprimentos, utilizamos matérias primas e insumos advindos de empresas relevantes em seus segmentos além de constantemente investirmos no relacionamento com fornecedores.

Não são utilizados em qualquer fase do processo de fabricação (incluindo como agentes preparatórios, produtos de limpeza ou desengordurantes) ou na unidade de produção:

• Solventes orgânicos halogenados ou agentes de ligação
• Aditivos para polímeros de flúor ou cloro
• Os fitalatos DEHP, DBP, DAP, BBP, DMP, DMT, DEP, DMET e DIBP
• Azidrina ou poliazidrinas
• Pigmentos e aditivos que contenham estanho, chumbo, arsênico, cromo, cobre, cádmio, mercúrio, antimônio e seus compostos
• Éteres difenilpolibromados ou de cadeia curta (=13ºC) clorada, retardadores de chama orgânicos
• Pentaclorofenol (PCP)
• Benzo[a]pireno

Caso o produto tenha componentes de fechamento em placas de madeira, estes têm em sua composição, uma ou mais das seguintes espécies: Eucalyptus Grandis e Saligna, Pinus Caribea Hondurensis e Oocarpa, provenientes de florestas com manejo florestal controlado.
Uso limitado de substâncias perigosas, com o teor de emissão de formaldeídos Classe E1 E não recebem tratamento ou impregnação de fungicidas e/ou inseticidas classificados por sua natureza perigosa (IARC - tipo 1 e 2)
No link abaixo algumas características e considerações sobre procedimentos utilizados nos nossos processos de produção, relacionadas aos fatores ambientais de algumas das matérias primas proporcionalmente mais utilizadas em nosso produto, a saber: alumínio, vidro, madeira, lã de pet e tintas.

 
DESCARTE E
FATORES AMBIENTAIS
O produto é composto, em sua quase totalidade, por matérias primas recicláveis:

Alumínio - Classe B (Conama 307) e Classe II B (ABNT 10004:2004)
Madeira - Classe B (Conama 307) e Classe II A (ABNT 10004:2004)
Vidro - Classe B (Conama 307) e Classe II B (ABNT 10004:2004)

Com a manutenção adequada, nossos produtos oferecem uma vida útil de, no mínimo, 20 anos, mesmo que dentro deste período sejam feitas reformulações de lay out, com desmontagens e remontagens.

Seu eventual descarte pode ser feito com o encaminhamento a empresas de reciclagem.

Caso não existam estruturas adequadas para a reciclagem em sua região, o material poderá ser encaminhado a nossos cuidados para que o destinemos corretamente, sem qualquer custo adicional, (excetuando-se os custos de transporte).

 
marcetex@marcetex.com.br
 
 
 
 
 
Estrada Ernestina Vieira, 345
Jd Planalto - Carapicuíba - SP
 
11 4189 8282
Copyright © Marcetex 2017